x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 376

IRRF 0588 PARA QUEM NÃO FAZ RETENÇÃO DE INSS

Pedro Henrique Perrone dos Santos

Pedro Henrique Perrone dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 13 julho 2023 | 16:46

Olá, boa tarde.

Estou com uma dúvida enorme quanto a uma situação nova que decorre da unificação do IRRF na guia com o INSS.
Seguinte, temos uma igreja, onde os pastores não fazem recolhimento de INSS, porém eles retém o IRRF que até o mês de Abril/2023 nós gerávamos um DARF com o código 0588 para recolhimento do mesmo.
Porém, com esta alteração, não está sendo mais possível este recolhimento por um DARF 0588 avulso; gostaria de saber se seremos "obrigados" a recolher o INSS para os pastores, para que possa ser retido o IRRF, ou então, se existe algum método de reter o valor referente ao IRRF código 0588 sem ter que fazer recolhimento de INSS por meio de folha de pagamento.

Desde já agradeço a atenção.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quinta-Feira | 13 julho 2023 | 17:11

Refere-se à prebenda? Você deve enviar as informações sobre o pagamento ao e-social e depois transmitir a DCTFWEB. No darf previdenciário constará apenas o IRRF, já que o pastor recolhe a contribuição previdenciária como contribuinte individual.

Pedro Henrique Perrone dos Santos

Pedro Henrique Perrone dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 14 julho 2023 | 09:22

João, bom dia, quando eu envio as informações, mesmo que eu tire a rubrica de INSS no sistema (utilizo o Domínio Sistemas), o DARF DCTFWeb que gera no e-cac vem com INSS, Patronal e o IRRF.
Esses valores quanto a INSS e Patronal, se eu retirar e gerar somente o DARF com IRRF, não irá ficar como dívida? ou tem algum modo de não enviar o INSS e Patronal ao e-cac?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.